O que é peritonite infecciosa felina (PIF)?
A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença viral causada pelo coronavírus felino. É uma doença rara, mas fatal se não for tratada.
Qual a causa da infecção PIF
A peritonite infecciosa felina ocorre quando o coronavírus felino sofre uma mutação durante a replicação. Por estimativas científicas, essa mutação ocorre em 2 ~ 5% dos gatos que contraíram o coronavírus felino. É importante observar que, embora a maioria dos gatos contraia o coronavírus felino em algum momento de suas vidas, muito poucos gatos contraem PIF.
As 2 formas de infecção PIF
Infecções de peritonite infecciosa clinicamente felina ocorrem em duas formas, PIF efusivo também comumente chamado de PIF úmido e PIF não efusivo ou PIF seco. O sinal clínico mais facilmente identificável de PIF úmida é o aumento do abdômen. Este aumento é causado pelo acúmulo de fluido dentro do corpo do gato por inflamações de órgãos internos como resultado da infecção pelo vírus da peritonite infecciosa felina (VPIF) e pela reação natural do corpo do gato a ele.
Os PIF não efusivos (secos) são difíceis de identificar a olho nu devido à falta de sintomas clínicos observáveis externamente que possam estar definitivamente ligados à PIF. Uma série de testes deve ser realizada para deduzir uma infecção seca de PIF.
Os veterinários usam vários testes para chegar a um diagnóstico conclusivo de PIF. Os testes podem incluir:
Teste rápido FCOV / FIP
Exame de sangue completo
Exame de amostras de tecido
Teste de Rivalta
Sintomas de peritonite infecciosa felina
Os sintomas comuns de PIF incluem:
Febre persistente
Falta de desejo por comida
Letargia
Dificuldade para respirar
Má coordenação corporal
Fluido no abdômen
Fluido no peito
Fluido nos pulmões
Paralisia
Sintomas oculares
Seu gato pode apresentar vários dos sintomas durante uma infecção PIF. Não tome esses sintomas levianamente. Eles podem indicar um sério problema de saúde. Os gatos muitas vezes são vítimas dessa doença veterinária porque os proprietários não estão cientes da gravidade desses sintomas e os médicos os diagnosticam erroneamente, atribuindo-os a infecções mais comuns, mas menos fatais.
Duas opções de tratamento para PIF
O único tratamento clinicamente eficaz para a infecção felina é um medicamento denominado GS-441524. É um análogo de nucleosídeo intimamente relacionado ao medicamento antiviral humano Remdesivir, usado para tratar pacientes com Covid-19 e patenteado pela Gilead Sciences. Embora a Gilead Sciences tenha decidido não buscar a comercialização do GS-441524 para uso animal, fornecedores do mercado negro surgiram na China para atender à demanda de mercado de proprietários desesperados de gatos em todo o mundo. Existem atualmente duas opções de tratamento para PIF, injeções subcutâneas e cápsulas / comprimidos orais. Ambas as opções usam GS-441524 como ingrediente farmacêutico ativo (API).
As injeções subcutâneas são a forma mais consistente e, portanto, mais confiável de tratamento PIF. As injeções são recomendadas durante os primeiros 30 dias de tratamento ou até que os sintomas de PIF do gato tenham diminuído e a condição tenha se estabilizado. As injeções são recomendadas se o seu gato não está comendo ou bebendo, mostra sintomas neurológicos de paralisia, olhos turvos, coordenação motora deficiente ou dificuldade para respirar, tem sistema digestivo fraco ou infectado, ou tem uma disposição geral de imunidade fraca. A forma de injeção de GS-441524 é igualmente eficaz no tratamento de PIF úmido ou seco.
A opção de tratamento, embora menos consistente do que as injeções, é geralmente preferida pelos proprietários de gatos. Alguns gatos sentem uma forte dor causada pela injeção. Outros desenvolvem aversão a injeções após dias ou semanas de tratamento com GS. Alguns gatos lutam furiosamente ao ver seringas ou profissionais veterinários que realizam injeções diárias. Feridas no local da injeção podem se desenvolver em alguns gatos devido à natureza altamente ácida do GS-441524 injetável. Nestes casos, GS-441524 oral na forma de cápsulas ou comprimidos são alternativas aceitáveis para as injeções. As preocupações iniciais de uma possível resistência à administração oral por pesquisadores da UC Davis foram provadas infundadas. A forma oral de GS-441524 é igualmente eficaz no tratamento de PIF úmido ou seco.
Cápsulas vs Comprimidos
Embora a eficácia das cápsulas orais e dos comprimidos sejam comparáveis, as cápsulas são mais fáceis de administrar do que os comprimidos. As cápsulas podem ser facilmente administradas revestindo-as com lanches úmidos para gatos, caso em que os gatos comeriam as cápsulas inteiras ou inserindo as cápsulas diretamente na boca do gato. Devido à sua textura macia e ausência de sabor, os gatos engolem facilmente as cápsulas sem esforço. As cápsulas são mais caras e complicadas de produzir, portanto, são menos preferidas pelos fabricantes quando comparadas às pílulas. Curefip.com é atualmente a única marca que oferece cápsulas do formulário GS-441524.
Em contraste, os comprimidos são mais rápidos e baratos de fabricar. Eles são o primeiro produto de tratamento PIF oral a aparecer no mercado. Existem várias marcas que oferecem pílulas para o tratamento da PIF. Mutian e Aura / Spark, Capella, Lucky, Brava e Kitty Care são marcas atuais que oferecem pílulas orais para o tratamento da peritonite infecciosa felina. As pílulas orais PIF não são revestidas. Eles são pequenos em tamanho e podem ser administrados sem muita dificuldade na maioria dos casos. No entanto, em um pequeno número de casos, devido ao seu sabor e textura, alguns gatos produzem uma resposta gaging e podem cuspir os comprimidos se eles não percorreram o esôfago o suficiente, forçando o cuidador a repetir o processo. Pior ainda, alguns gatos podem vomitar as pílulas logo após a ingestão, sendo uma experiência desagradável e um desperdício financeiro para os donos dos gatos.
Quando mudar de injeções para tratamento PIF oral?
Recomendamos iniciar todos os tratamentos PIF com injeções. É o método mais eficaz e confiável de tratamento da virus PIF. Você deve continuar a injeção por tanto tempo quanto possível, ou até os momentos em que
seu gato não pode mais tolerar injeções diárias.
os hábitos de comer e beber do seu gato voltaram ao normal.
Seu gato não apresenta mais sintomas graves de PIF, como sintomas neurológicos e oculares.
Seu gato não apresenta complicações digestivas frequentemente associadas a infecções de PIF.
Você não pode não vomitar ou ter diarreia com freqüência.
Apresente oral uma vez quando todas as condições acima forem atendidas. se o estado do seu gato regredir visivelmente, dependendo da gravidade, você pode aumentar a dosagem do tratamento oral e retornar às injeções nos dias restantes.
Comparação de custos entre injeção e GS-441524 oral
Embora o GS ainda seja um produto do mercado negro, os preços das pílulas injetáveis e orais diminuíram muito desde seu lançamento. Hoje, os custos do tratamento com GS por injeção ou via oral são comparáveis entre si.
Quão eficazes são os tratamentos orais PIF?
O tratamento PIF oral, quando administrado no momento e dosagem apropriados, pode ser tão eficaz contra a peritonite infecciosa felina quanto as injeções subcutâneas. No entanto, é geralmente reconhecido pelos especialistas em tratamento PIF que os gatos estão sujeitos a um risco maior de recaída quando recebem tratamento oral em comparação com as injeções durante o tratamento PIF. As cápsulas e pílulas orais não provaram ser tão eficazes no tratamento de gatos que sofrem de formas neurológicas de PIF, ou para gatos que apresentam vômitos ou diarreia frequentes.
Atualmente não há efeitos colaterais conhecidos da injeção ou do tratamento PIF oral.
Resumo
Graças à descoberta científica de equipes de pesquisa nos EUA e fabricantes na China, as opções de tratamento PIF estão se tornando cada vez mais diversificadas e acessíveis. Embora as injeções ainda sejam consideradas o método mais confiável de tratamento da PIF, as cápsulas / pílulas orais, quando usadas com sabedoria e nas condições corretas, podem ser igualmente eficazes no tratamento da virus PIF. O sucesso do tratamento geralmente depende da experiência e perícia do seu veterinário. Se o seu veterinário não tem experiência no tratamento da peritonite infecciosa felina, você pode entrar em contato conosco para aconselhamento e orientação. Nosso e-mail é curefipcustomercare@gmail.com.
Publicado por: Curefip.com
Facebook: https://www.facebook.com/fipcure